Entrevistas

Iniciamos este espaço com a entrevista da designer Adriana Diniz, retirada do blog de Fernando Rigotti.

FR: Adriana, primeiramente muito obrigado por aceitar esta entrevista. Para começar, conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional e como tudo começou.

Adriana Diniz: Eu não era da área, fui trabalhar em uma empresa de stands, fazendo as propostas, meio secretária, com o decorrer do tempo, fui me interessando, o pessoal começou me ensinar a fazer os projetos, as maquetes (que até hoje são as minhas paixões, sempre que posso apresentar uma maquete fico meio alucinada), aí comecei com pequenos projetos, quando vi já estava fazendo Salão do Automóvel, então resolvi sair da empresa e estudar, sem grandes pretensões, queria mesmo aprender e me aperfeiçoar.

FR: Quando você começou atuar na área, qual foi a maior dificuldade que você encontrou?

Adriana Diniz:
Mesmo antes de me formar, começaram aparecer os serviços, pois o pessoal da empresa começou a indicar, quando me formei já tinha vários projetos prontos, a maior dificuldade quando você trabalha com ambientes é não tentar convecer o cliente a fazer o que você gosta e sim o que ele quer.

FR: Quando o cliente entra em um ambiente projetado por você, o que você espera que ele sinta? Quais as características comuns que encontramos em seus projetos?

Adriana Diniz: Eu gosto de ver os olhos saindo aquelas estrelinhas, pois quando o cliente aceita a administração de obra + projeto, eles não estão todos os dias lá, então, quando entram e vêem tudo que está pronto, é muito gratificante, pois cada projeto que entregamos é como se fosse um filho.

FR: Nós, alunos, mesmo ainda não atuando como profissional sentimos um preconceito por grande parte de arquitetos em relação aos designers de interiores. Se isso realmente existe, qual a melhor saída para um bom convívio entre os profissionais?

Adriana Diniz: É o mesmo acontece quanto aos engenheiros X arquitetos, essa rivalidade sempre acontece, e sempre vai existir, só que podemos andar de mãos dadas sim, por exemplo a minha sócia é arquiteta e admite: não estudei tudo o que você estudou, então temos que respeitar o espaço e competência de cada um, sem um invadir a competência do outro.

FR: Outro assunto polêmico é a diferença entre decorador e designer de interiores. Para você, existe alguma diferença? Cite as diferenças caso sua resposta seja positiva.

Adriana Diniz: Isso é polêmico mesmo, porque existem cursos de decoradores que são realizados em apenas um final de semana, por outro lado tem cursos sérios de decoração também. Grandes decoradoras hoje com mais de 40 anos no mercado, estudaram em cursos básicos só que foram se aperfeiçoando, e nem por isso, são menos profissionais que os designers.

FR: Para quem está em dúvida em seguir ou não a carreira de designer de interiores, quais as características principais que um bom profissional da área deve ter?

Adriana Diniz: Gostar do que faz, estar disposto a sempre estar aprendendo pois precisamos estar sempre estudando, e faça com o coração, use sempre a emoção, e ouça, ouça muito, quantas vezes forem necessárias seu cliente.

FR: Por final, deixe um recado para os alunos que estejam cursando design de interiores.

Adriana Diniz: Dêem sempre o melhor de vocês, acreditem em vocês, o começo é difícil, não se ganha nada, mas com o tempo, bons projetos e o boca-boca, fazem grandes diferenças, se tornem amigos, cúmplices de seus clientes, escute, aprenda com eles…..e o sucesssssssssooooooo (assim mesmo) só depende de cada um de vocês.

Adriana Diniz é designer de interiores formada na Escola Arte São Paulo (Antiga ABRA), fez diversos cursos na área de iluminação e paisagismo e atualmente faz extensão no IED (Istituto Europeo di Design). É colunista do blog www.design.com.br que entre outras coisas, luta pela regulamentação da profissão.